domingo, 31 de março de 2013

Tema #11 | Música para Ninar


Quando eu era criança, ouvia muito dos meus pais e avós cantigas de ninar, era um tempo bom, onde todas as minhas preocupações eram dormir, comer e chorar. Deus do céu, como eu chorava!

Lembro que minha avó cantava pra mim e fazia carinho em minha cabeça, aquilo era um sonífero certeiro.

Entre meus 9 e 12 anos de idade, ganhei novos irmão, e eu achava que era encantador de bebês, já que adorava cantar para fazê-los dormir. De vez em quando, isso funcionava e me sentia o máximo.

Ontem estava pensando sobre esse post, e pensei em como as canções de ninar brasileira são aterrorizantes em sua maioria, falam de monstros do folclore brasileiro, de perigo, brigas, separações. Confesso que fiquei meio confuso e decidi que se um dia eu tiver filhos, jamais cantarei essas canções.

Ainda quando criança, lembro que tinhas as minhas cantigas preferidas, e é engraçado, pois pode passar o tempo que for, você sempre saberá cantá-las. “Se essa rua fosse minha”, “O cravo e a rosa”, “Fui no Tororó”, dentre outras canções obscuras.

A música tem um poder incrível de acalmar, e algumas marcam épocas e trazem sensações boas, “Mamãe me faz um cafuné, Trem da Alegria”, era uma canção que me trazia uma segurança inexplicável. Minha mãe me abraçava e juntos cantávamos. Por várias vezes peguei uma lágrima escorrendo do rosto dela, não de tristeza, e sim de uma emoção boa.

A vida passa, e esses momentos ficarão para sempre.

Não sei se é um sentimento adulto, ou pura verdade, mas as músicas de ninar me remetem aos anos 80, exatamente a década que nasci, por isso não sei se é um sentimento adulto, pois quando ouço volto à infância.

Há quem diga que o melhor são músicas clássicas, eu até concordo que elas são boas, mas vejo as que as cantigas de ninar levam ao mundo imaginário, talvez misturar os som para embalar os bebês são as melhores opções.

Já vi pessoas colocarem rock pesado para por seus filhos pra dormir e também acho que é uma forma bacana já que temos tantos rocks bons!

Se isso vai decidir o estilo musical de seus filhos, isso eu não sei, mas a música deve ter uma influencia muito grande na formação, isso com certeza é uma verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário