quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Música para o Carnaval | Sugestão #03

Então é carnaval!

Me recordo muito vagamente de ocasiões em que eu tenha aproveitado de verdade este feriado. Nunca fui muito fã desta data, até conhecer o carnaval do Rio de Janeiro. Ali eu descobri um carnaval bem diferente dos carnavais que eu via nas cidades do interior de Minas Gerais, meu Estado de origem: famílias nas ruas, crianças fantasiadas, pessoas educadas, marchinhas e samba, muito samba. Desde então, passei a simpatizar mais com a data. Não me aventurei nas Escolas de Samba. Acredito que a identificação real com a escola vem de quem mora ao lado do barracão e conhece as pessoas envolvidas. Não me aventurei no Sambódromo pelo motivo anterior, e pelo preço (na época, bastante elevado). Claro, não quero dizer com isso que o Carnaval mineiro é ruim. Se fosse ruim, não atrairia tantos turistas, principalmente do Rio. O grande fator é o que você procura neste feriado.

Como você já notou, não sou entendedor de Carnaval. Isso torna mais difícil falar sobre o assunto. Porém isso facilita e muito a mostrar diversas sugestões para ouvir neste feriado.

O que eu costumo ouvir no carnaval? A resposta é simples: o que escuto normalmente. Carnaval é um feriado comum pra mim.

Quando o tema “Musicas para ouvir no Carnaval” foi anunciado, comecei a ouvir as playlists de samba e de MPB. Achei que seria uma boa oportunidade de recomendar um som nacional. No meio da playlist, entre clássicas e recentes, começou a rolar um som relativamente novo e muito bom de ouvir, de um grupo formado por cinco jovens paulistanos, chamado “Pitanga Em Pé De Amora”. Decidi recomendar o som deles, buscando mostrar aos leitores do blog o que a nova geração da música brasileira tem produzido. Caso curta o som, recomendo baixar o CD todo clicando aqui.

Pitanga em Pé de Amora - Frevo a Tempo


Outro bom som pro Carnaval é o sambinha descompromissado da Roberta Sá. "Alô Fevereiro" é ideal pra começar a entrar no ritmo.


Saúde e paz! E bom carnaval!

Fininho
.


Um comentário:

  1. Fala Fininho! Eu daqui de MG tenho uma paixão só de carnaval: a Unidos da Tijuca. Torcedora fiel desde a infância, espero um ano pelo desfile. Aposto que dessa você não sabia ;)
    Então, vou deixar duas recomendações: os sambas da minha escola de coração - em especial o "entrei por um lado, saí pelo outro a cantar..." e também a minha musica de carnaval: Los Hermanos - Pierrot (porque essa menina não quer mais saber de mal-me-quer).
    Bjo bjo!

    ResponderExcluir