quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Música Para os Dias de Cão | Sugestão #04

Dia de cão! Pra quem acorda cedo é meio que natural algum dia de cão durante a semana né? Pra mim é bem comum na segunda, vai ver porque é o primeiro dia depois do final de semana, ou é o dia em que estou mais atarefado, pego transito pesado, só em horários de pico, é o dia que preciso carregar mais material para ir à faculdade...

Dia de cão como mencionei é comum pra todo mundo, mas tem aquele que vem sem explicação, você já acorda perguntando o porquê do sol nascer e você ter que acordar, e tudo lhe incomoda, esse é dos piores.

Também tem aquele que nada dá certo e isso passa a te irritar de uma forma que tira você do sério. Você perde a hora, não acha a roupa que iria usar, não encontra suas lentes ou óculos, queima a língua com café, ônibus não passa, você se atrasa, seu chefe ou professor sempre em dia de cão, pra variar... no final do expediente um pé d’água, você esperando o ônibus, passa um carro e te dá um banho com a enxurrada... Você já não tem mais palavrão em seu vocábulo, já gastou todos que conhecia, em português e já soltou até alguns em outras línguas. Você logo pensa, “Hoje era melhor nem ter saído da cama!”.

Existem vários outros tipos de dias de dia de cão e para aliviar qualquer que seja o dia de cão, somente partilhando seu sentimento com a música. Então para esses dias que você só agradece por não portar uma arma, a sugestão sonora é a seguinte:

Slipknot - "People = Shit"




quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Música Para os Dias de Cão | Sugestão #03

O dia está ruim?

Prezados e prezadas, quando o dia conspira contra você existem poucas coisas a se fazer. Muitas vezes é melhor poupar esforços: você vai, sim, pisar na poça e molhar o pé, e vai perder o ônibus, e vai chegar atrasado ao serviço, e vai tomar bronca do chefe, e vai ver pilhas de documentos se multiplicando na sua mesa. Seu paciente não aparecerá, sua venda quase certa não se concretizará, e aquela questão que você não estudou vai cair na prova em diferentes versões. Sempre acontece. Tem dia que até o seu cachorro late pra você.

Nunca deixei de acreditar que o destino nos prega peças diárias, e que nem sempre escapamos de todas. Mas também nunca me abalei com as rasteiras diárias e sempre encarei estes momentos com certa tranquilidade. Fácil não é, mas só o fato de estarmos vivos e com saúde pra mudar nosso destino já é um bom motivo pra corrermos atrás de dias melhores.

É importante lembrar que aquele papo de “nós plantamos o que colhemos” não se aplica muitos nestes dias ruins. Você pode ser o cara mais legal do mundo e passar por isso. Esta matéria da Hypeness mostra o vídeo (sensacional, aliás) de um adepto da Alquimia Mental. Você acha mesmo que esse cara não tem dias ruins? Embora ele não merecesse, ele tem seus dias de cão. 

Já viram como o personagem Joseph Climber sofreu? Caso não, clique aqui e veja que a vida é uma caixinha de surpresas. O segredo é não desanimar e enfrentar os problemas. Se você é supersticioso, talvez acordar do lado certo da cama possa fazer diferença.

Minha sugestão? Bom, este tem sido meu hino para dias ruins desde o primeiro dia que eu o ouvi. Recomendo gritá-lo e deixar o dia melhorar automaticamente, como um passe de mágica.

Foo Fighters - Walk


Outra música pra espantar os dias ruins é "Feeling Good", mas nesta versão do Muse. A versão do Michael Bublé é mais direcionada pro sexo, assunto já citado neste blog.

Saúde e paz!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Música Para os Dias de Cão | Sugestão #02

Putz, dias de cão... Quem nunca teve um, que atire a primeira pedra.

É foda, contar até 10, num dia de 24 horas de desastres, que mais parece ter 48 é realmente complicado...

Complicado é não ficar muito puto com um dia no qual o único erro que você cometeu foi colocar teus pés no chão depois de uma noite de sono.

Confesso que faz tempos que não tenho um dia de cão, mau consigo me lembrar do último, na verdade só me lembro dele por que eu o citei no meu antigo blog, Point do Caminhoneiro, depois, se tiverem tempo, confiram, hoje quando leio tudo que rolou, me arranca risadas...

Mas como disse anteriormente, já tive vários, e o mais importante, arranquei lições valiosas de todos eles, afinal, Deus, como eu acredito, o Grande Piadista que é, não te mandaria um dia desses sem nenhuma serventia, esses dias foram feitos justamente pra te ensinar lições no presente, e te arrancar risadas no futuro...

E nesses dias gosto de curtir com meu "grande mentor", Sr. Nikki Sixx e a trupe do Sixx A.M, que faz canções em cima das biografias do Nikki, que são os diários de seus anos de drogado, nos quais ele passou por muitos dias de cão, e que após ler, também me ajudou muito nos meus...



E lembrem-se que mesmo sendo muito clichê, o fato é que "a vida é dura pra quem é mole", e, como diz a letra dessa música, "ainda que ninguém chore no seu funeral, a vida é bela..."

Então, boa semana e teve um dia de cão???

Não se preocupe, a vida é bela...



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Música Para os Dias de Cão | Sugestão #01

Mudando um pouco a linha de minhas postagens, hoje eu vou indicar uma internacional. A música que eu escolhi para esse tema tem um poder incrivelmente relaxante, por isso aconselho seguir as dicas a seguir: aproveite o silêncio de casa, enquanto se toma uma ducha quente, acenda algumas velas aromáticas e deixe o cheiro espalhar-se purificando o ambiente e preparando para o repouso merecido. Agora ligue o som e deixe rolar a minha dica de música para esses dias de cão.


Blinking Light (For me) - Eels.




Quando ouço essa canção, mesmo depois de tudo que aconteceu e que me deixou acabado, sinto que ela consegue me transmitir paz e sem contar a voz rouca do cantor e compositor Mark Oliver Everett, que traduz muito bem um sentimento de que tudo vai ficar bem, pois ele realmente sabe o que é ter um cão. Depois se tiver tempo, leia em algum texto livre na internet um pouco sobre sua vida.

Uma coisa que eu gosto nas músicas do "Mr.E", como é apelidado o cantor, são as letras profundas e intensas. Aconselho ouvir outras músicas dele.

Teve um dia de cão? Siga a minha dica... e deixe essa melodia te envolver.



domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tema #06 | Música Para os Dias de Cão



Quem nunca teve um dia de cão? Um dia onde tudo que era pra dar certo, mas por acaso ou destino acaba dando tudo errado ou um dia onde o único sentimento que sente é a raiva? Sabe aquele dia que a melhor que coisa que você deveria ter feito, é ter ficado em casa, de pijama e assistindo a sessão da tarde? A Equipe do 50 Semanas de Música vai tratar desse assunto e tentar amenizar (ou então te deixar mais pirado) com algumas boas músicas para estes momentos...

Se você tem dúvidas sobre o que seria um dia de cão, leia esta pequena história:

Já passa da meia-noite e o sono não vem, até então você se sente tranquilo, pois ainda dá pra dormir umas 6 horas. Agora já passa das 2 da manhã e você ainda está acordado, impacientemente tentando achar o sono que perdeu em algum lugar de sua cama. Quando finalmente consegue dormir, o despertador apita, avisando que o dia deve começar. Como você programa o despertador para 5 minutos antes do horário, você pressiona o botão soneca e embala no sono, acaba não ouvindo o despertador e acorda de quase 1 hora depois desesperado, afinal hoje é o dia daquela reunião importante no trabalho. Então você sai desembestado para o chuveiro e nem se lembra do móvel que está no caminho e acaba topando o dedão do pé. Você respira, mas já solta um leve palavrão.

De banho tomado, nem tem tempo para tomar um café amargo e sai para garagem. É quando percebe que o pneu está murcho. Não, infelizmente você não terá tempo para trocar o pneu e percebe também que não conseguirá chegar até o posto mais próximo. Sai então correndo para o ponto de ônibus. Ao chegar, percebe que o ônibus que está partindo é o seu, você até tenta correr, mas é em vão.

Depois de um bom tempo de atraso, você finalmente chega ao trabalho, você passa devagar pelo corredor da sala de reunião e seu chefe já o fuzila com apenas um olhar. Então você entra sem dar muitas explicações. A reunião segue. Quando finalmente chega o momento de você apresentar seus dados, coloca a mão no bolso e percebe que infelizmente esqueceu seu pen driver. Como num filme, todas as projeções, documentos, escalas, projetos, custos, passa por sua cabeça como se fosse um filme de terror. Daí você tenta desesperadamente buscar em seu e-mail, as cópias mal acabadas e apresenta mesmo assim.

Durante a tarde você sai para o almoço com seus colegas de trabalho, vocês conversam sobre a reunião e surgem várias piadinhas só pra te deixar com mais raiva, você tenta controlar contando até 10, mas não sabe até quando irá aguentar. Todas as empresas tem sempre aquele funcionário que é um piadista e que adora conversar com as mãos, num piscar de olhos, esse piadista derruba seu refrigerante, que por sua vez, te deixa todo molhado e com cheiro de laranja.

Inconformado você volta para o escritório, pensando que seu dia não poderia ser pior e você acaba percebendo que sim, ele pode ficar ainda pior. Seu chefe, ainda descontrolado com a reunião, chega com uma pilha de formulários que precisam ser preenchidos e ele diz assim: “Termine isso ainda hoje!”. É claro que você vai ficar além do seu expediente.

Finalmente consegue ir embora pra casa. Corre então para o ponto de ônibus, pois percebe que uma chuva forte irá cair a qualquer momento. Chega no ponto de ônibus e finalmente a chuva começa a cair, formando uma poça d'água, as pessoas se espremem pra ficar na área coberta e você fica bem em frente a poça, e um filho de uma boa mãe passa sobre ela esparramando água para todos os lados. Adivinha agora quem está encharcado? 

O ônibus demora a passar, mas finalmente chega. Você entra no ônibus e percebe que tem apenas um lugar para sentar. Quando no próximo ponto, entra uma senhora de idade, que infelizmente não consegue sentar no banco preferencial porque tem vários marmanjos fingindo que estão dormido. Você educadamente cede o seu lugar, e a velhinha nem se mobiliza a levar a sua pasta.

Você consegue chegar em casa vivo e até comemora, só esquece de um detalhe, você mora sozinho, logo, terá que fazer o jantar. Cansado, você desiste e bebe um copo de leite para apenas enganar a fome.

Ufa, depois de tantas situações, finalmente você pode acessar o nosso blog e ouvir uma de nossas sugestões, temos certeza que te fará muito bem!

Antes de terminar o post, fica a dica de filme Um dia de cão - Dog DayAfternoon "Em agosto de 1972 um assalto em um banco no Brooklyn chama a atenção da mídia e transforma-se em um show com uma enorme audiência. Era um roubo que teoricamente duraria apenas dez minutos, mas após várias horas os assaltantes estavam ainda cercados com reféns dentro do banco. Sonny (Al Pacino), o líder dos assaltantes, planejou conseguir dinheiro para Leon (Chris Sarandon), seu amante homossexual, fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Enquanto tudo se desenrola a multidão apóia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia".

Se você já teve Um Dia de Cão, compartilhe com a gente nos comentários ou visite nossa Fã Page no Facebook, conte sua história e deixe a sua sugestão!

Bons Sons à Todos.

Equipe 50 Semanas de Música

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Música para Faxina | Sugestão #06

Que dia mesmo é hoje, Sábado, né? Então, já deram a faxina geral?


Se sim, nossas sugestões ajudaram? Espero que sim. Se ainda não realizou este árduo trabalho, nossas sugestões estão aí, para alegrar e dar ânimo a essa difícil missão.

Quem nunca teve seu dia de empreguete? (desculpa desenterrar esse termo.)

Acordar cedo faxinar o dia inteiro e só pensar em depois descansar no sofá e, sempre querendo ver alguém realizar a tarefa da limpeza em seu lugar, afinal faxina não é nada legal. E sempre tem alguém para te explorar, se está fazendo isso, pode fazer mais um pouquinho. O que torna a coisa ainda mais chata e entediante, é realmente é isso mesmo que já estão percebendo, eu odeio faxina, mas se é com música até é mais aceitável. Seja faxinar casa, pc, caixa de e-mail, de sms... o que for, só a música pra aninar. 

Faxinar sem música não dá! Ao menos pra mim, aliás, pra mim nada vai sem música, dependo de música pra tudo, então para o final de semana a sugestão de um grupo que é melhor que The Beatles, o melhor do pagode, Molejão! 

Molejão - "Dança da Vassoura" 



Obs: Pra quem não entendeu a brincadeira no final do texto acima:






Imagem do Blog Não Salvo





sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Música para Faxina | Sugestão #05

Até agora, todas as músicas sugeridas são para dar aquele gás na limpeza da casa, mas como foi dito no post de abertura do tema: existem outras formas de faxina, que vez ou outra são necessárias. A dica de hoje caminha nessa direção.

Em 2007, Eddie Vedder cuidou da trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem (Into The Wild). Para quem não conhece, o filme é uma adaptação do livro homônimo, que conta a história real de Chris McCandless que no início dos anos 1990 abandona tudo e parte em busca do desconhecido em 2 anos de viagens pelo interior dos EUA até a sua derradeira aventura final no Alaska (PROMETO um dia escrever sobre este filme...).

É uma filme revigorante e se tornou um dos meus prediletos. Into The Wild é uma história que deixa marcas indeléveis na mente e no coração de quem tem contato com ela. Escutar este disco sempre me evoca as belas imagens do filme. Me tranquila e promove uma paz de espírito capaz de encher a alma de uma energia renovada.

Gosto de deitar e fechar os olhos por uns 30 min enquanto escuto este disco. Cansado, às vezes, tomo uma ou duas Heineken geladas (quem me conhece sabe que amo esta cerveja) e não mais do que isso. Ou mesmo preparo um bom chimarrão numa manhã mais solitária. É um disco perfeito para uma faxina na mente: te faz olhar para o horizonte com um olhar mais vivo...

Como a dica é de uma única música, fiquem com Garanteed - mas se puderem escutem o disco completo!




quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Música para Faxina | Sugestão #04

Faxina, eu não curto! Tem quem curte? Difícil hein...

Lavar; passar; varrer; tirar poeira... Tudo isso dá uma preguiça e, já é uma coisa chata, fazer sem trilha sonora então?! Jamais! Sempre acompanhado de uma boa música. A quem preferia axé, pagode, samba, mpb... mas para mim o melhor mesmo é um rock, clássico, “I Want To Break Free” – Queen, há quem diga que não existem heteros quando essa música começa a rolar, pra mim não existe quem não crie animo pra começar a faxina.

Se a música empolga, tudo fica mais fácil, vassouras e rodos são guitarras, baixos, violões e as vezes microfones, poeira vira efeito especial, água caindo da torneira é a galera indo ao delírio e coitado de quem estiver por perto, que tampem os ouvidos!

Então segue aí a dica do dia, Queen - I Want To Break Free:





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Música para Faxina | Sugestão #03



Faxina? Velha conhecida!

Domino a arte da faxina há um bom tempo. Não moro sozinho, mas sempre disseram que sou bem organizado, e esta organização se reflete em tudo: desde os CDs na estante em ordem alfabética até a organização das roupas no guarda-roupa. E pra fazer isso tudo? Faxina!

Não sei o motivo de tanta organização, mas o fato de aprender a cozinhar e cuidar da casa veio por influência do meu pai biológico. Certo dia fui visita-lo após um dia de trabalho e ele estava fazendo janta, enquanto apenas ouvia a novela. E me disse: “Aprende a cozinhar, porque uma hora você fica sozinho no mundo e vai ter que se virar”. Nunca me esqueci deste dia. Outro que é bem organizado com as coisas é meu avô materno. Depois que vó faleceu, ele cuida da casa com um zelo que até hoje admira a família.

Foi engraçada a forma com que o tema chegou a mim: pais viajando, irmã virada do plantão e eu me virando pra fazer o almoço do dia. Eis que vejo novidade na nossa planilha de assuntos semanais: “Música pra faxina”. Este assunto já havia sido citado lá no inicio dos trabalhos no blog, quando começaram a aparecer sugestões de assuntos. Sei que este assunto foi sugerido por uma leitora.

Aliás, gostaria de agradecer a todos que me acompanham aqui no blog. Hoje faz um mês que aceitei o convite, e acredito ser um dos mais lidos aqui. Fico bastante contente com isso! Tem uma turma que está sempre aqui comentando, sugerindo, compartilhando no Facebook, mandando mensagem... Deixo aqui meu sincero agradecimento.

A sugestão? Hoje vou sugerir The Strokes! Ouvir esta banda sempre me deixa animado pra fazer faxina na casa, no quarto, no carro, nas playlists, na vida... Se o próximo CD não seguir a linha tecnobrega da nova música deles, acredito que eles continuarão na minha playlist. Pra nossa sorte, o último single deles nos trouxe a esperança de dias melhores.

Deixo uma antiga com vocês!

Strokes - Someday




Saúde e paz! E boa faxina!


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Música para Faxina | Sugestão #02

Fã de faxina??? Nem sonhando, além de não curtir, não levo o menor jeito...

Quando empunho uma vassoura, as pessoas logo imaginam que vou jogar Quadribol (Nerd é foda). Mas também confesso que pelo fato de fazer muitos eventos na minha casa, isso acaba por acontecer, e diga-se de passagem, apesar de demorar horas... Fica uma bela porcaria.

Hoje em dia não temos uma doméstica em casa, mas me lembro que quando era criança, tínhamos uma, e que como toda empregada doméstica, tinha um gosto musical pra lá de peculiar. Sério quem nunca surpreendeu a empregada, mãe, tia, avó dançando com a vassoura, ou suspirando com o locutor da rádio AM, com certeza não teve uma das melhores oportunidades de rir as custas de alguém.

E o que dizer então das músicas que rolavam, eram não só hilárias pra minha mente juvenil, mas como também, após alguns anos, descobrir que músicas das minhas bandas favoritas rolavam a todo vapor nessas rádios com suas baladas mega comerciais, alguns exemplos: Kiss - Forever; Scorpions (diga-se de passagem campeão de hits de doméstica) - Still Loving You, Winds of Changes, Rithm of Love e Send me an Angel; Bon Jovi (que perde por muito pouco pro Scorpions) - Bed of Roses e I'll be There for you; O Mestre do Terror Rock Alice Cooper ( Sim, titia Alice também já invadiu sua casa no horário da faxina) - I Never Cry; e até mesmo os criadores do Heavy Metal, sim, o Black Sabbath, atacou as AM's no horário de faxinas com a balada Changes. Enfim, não posso negar que minha querida doméstica teve uma influência no meu gosto musical (hahahahaha), e só pude reconhecer isso depois de anos, e nem pude agradecê-la.

Mas de todas essas, uma tem um lugar mais que especial na minha memória, afinal, não é todo dia que seu professor de violão te entrega uma tablatura, e você nos primeiros acordes fala: "Nem fudendo, minha empregada ouvia isso", e alguns anos depois, essa mesma banda estar entre suas cinco bandas favoritas. Enfim, eis que a postarei com uma pitada de nostalgia e aquele sentimento de infância que não volta.

Sem mais delongas, Mr. Big - To be With You.


PS.: Essa música serve pra faxina, cantadas, pedidos de desculpas, aniversário, casamento e qualquer outra finalidade, enfim, caras, aprendam a tocá-la, pois ela já me tirou de muita fria com garotas (hahahahahahahaha)

Boa Semana



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Música para Faxina | Sugestão #01

Não, minha música não será Vida de Empreguete (risos), embora eu me divirta ouvindo.

Pensei em mil músicas, mas nenhum se encaixava a proposta que eu queria.

Quando tenho que fazer faxina, logo penso em uma música agitada e que levante o astral, porque convenhamos, não é nada agradável ficar limpando, lavando, encerando, lustrando, etc. Por isso, convido você a arrastar os móveis de sala para limpar bem por baixo e ao mesmo tempo aproveitar o espaço para dançar ao som da minha dica.

Essa semana eu vou esculachar geral!

Com vocês: Você Não Soube Me Ama, Blitz



Sem contar que o clipe me lembra muito sessão da tarde, e é legal pois dá pra agitar esqueleto enquanto se baila com a vassoura.

Por isso, vamos deixar a tristeza pra lá, pegue a cerveja que está na geladeira, ligue o som no último volume e bora passar esfregão no chão.



domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tema #05 | Música para Faxina

Imagem do Blog Simples Palavras

Faxina.Tem quem goste? Pergunta difícil!!! A Carina Antunes de Belo Horizonte/MG mandou a sugestão do tema dessa semana: Música para Faxina. E a Equipe do 50 Semanas de Música prontamente aceitou o desafio. 

Quando falamos em faxina logo vem à nossa mente a figura da empregada doméstica com uniforme preto e avental branco, porém como hoje em dia nem todas as pessoas podem ter uma profissional para cuidar da casa, a rotina de se torna incômoda e torturante e sendo extremamente raro de encontrar alguém que tenha a faxina como hobbie predileto.


Assim, para muita gente o sábado, além de ser o dia de tomar banho também se torna o dia de dar uma arejada na casa, varrer, tirar o pó, lavar o banheiro, limpar o quintal, acabar com a roupa e a vasilha acumulada, organizar aquele armário bagunçado, arrumar a estante de livros... Para todos aqueles que se sentem desanimados para encarar árdua tarefa de faxinar e precisam de algum incetivo, é necessário música!!! E bem alta!!! Para jogar a preguiça de lado, cantar, dançar e perder algumas calorias a mais!

Imagem do Blog Olhos do Coração

Apesar de que limpar a casa seja a primeira coisa que pensamos quando falamos em faxina, o ato de limpar vai além. Segundo a nossa "querida" Wikipédia, limpeza é o ato de retirar impurezas de um corpo, de um material ou de um local. Nesse sentido, os engenheiros e administradores gostam de falar do Programa 5S nas empresas; os orientais busca o equilíbrio no Yin-yang; e várias outras correntes filosóficas encontram definições interessantes para o assunto de limpeza das nossas ideias, sonhos alma e pensamentos.  

O certo é que Faxina também rima com rotina e disciplina, e mesmo que muitos enxerguem como um mal necessário, podemos limpar muita coisa que nos incomoda e encontrar espaço para coisas novas... E nada melhor de fazer com bom humor e boa música!! 



Então queremos saber: qual tipo de faxina você tem feito? E quais são as suas Músicas para a Faxina?


Equipe 50 Semanas de Música

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Música para Ressaca | Sugestão #06

Viu, como eu mesmo havia dito terça-feira, vocês sobreviveram...

Tenho certeza que alguns já estão na ressaca pós carnaval, eu mesmo ainda estou. Nada como uma manhã sem muito o que fazer pra se preocupar em como se livrar da ressaca.

Na verdade, creio que a pior de todas as ressacas é a de sábado, pois sua única preocupação é a ressaca de domingo, não acham? Quem nunca acordou no sábado com a cabeça pesando 1 tonelada, não conseguindo comer nada, virando litros de água e pensando: "é bom essa ressaca passar, que hoje a noite tem mais..."

Creio que todos que enfrentam a ressaca com frequência, já tiveram pelo menos uma vez esse pensamento "desavergonhado" (hahahahahaha).

Mas assim é a vida não, pelo menos a do boêmio, de bar em bar, de copo em copo, e claro, de ressaca em ressaca.

Frank Sinatra, um dos maiores gênios do show business e alcoólatra inveterado, dizia essas sábias palavras sobre ressaca e pessoas: "Tenho pena dos que não bebem, eles geralmente dormem da mesma forma que acordam". Sou obrigado a concordar, afinal, se você não bebe, acorda sem ressaca e dorme sempre sóbrio.

Respeito quem não bebe, mas de fato sou, como a maioria já sabe adepto da ressaca, essa sensação imperfeita como a perfeição deve ser, afinal, estar bêbado, como diria Bruce Willis, "É flertar com o Desastre (Flirting With Disaster)"...


PS: Aposto que muitos de vocês nem sabiam que o Duro de Matar, Bruce Willis tinha uma banda de blues.

Bom final de Semana e boa ressaca pra vocês.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Música para Ressaca | Sugestão #05

Música para Ressaca. Quase todas as dicas até agora foram na direção de música para ouvir de ressaca. Porém Música para Ressaca também é música para ficar de ressaca!!!

Afinal, quem nunca saiu de casa dizendo "Hoje vou tomar todas", mesmo sabendo que no dia seguinte o resultado seria aquela ressaca? Muita gente vai beber com o objetivo de tomar um porre (por pura farra, fim de relacionamento, comemorações diversas, etc etc etc) e no dia seguinte levar para casa o bilhete premiado para ressaca.

Não estou dizendo que isso é bom e muito menos incentivando ninguém a tomar um porre. Aqui mesmo no blog tem gente que nunca teve uma ressaca, mas não se pode esquecer o lado educativo da ressaca: conhecer seus limites, saber parar de beber quando sabe que vai ficar mal e por aí vai... ter ressaca é um conhecimento individual que cada um adquire na vida (ou não)!

Então, considerando as músicas para ficar de ressaca, a minha dica de hoje é Bom é Quando Faz Mal, do Matanza. Afinal, se tem uma banda com músicas para bebedeiras (e ressacas certeiras no dia seguinte) é o pessoal do Matanza!!




p.s.: o vídeo não é oficial, mas um clip/animação feita por um fã da banda. Vale demais assistir.



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Música para Ressaca | Sugestão #04


Poxa, falar de ressaca? Sei o que é isso não. Ressaca pra mim é que nem parte do refrão daquela música do Zeca Pagodinho, “nunca vi, nem comi, só ouço falar.” Só ouço falar sobre essa tal, e ao que me dizem é uma maldita.

Já vi bebuns “credenciados” prometendo nunca mais beber, quando essa tal ressaca, bate, mas não podem ver uma loirinha gelada e suada que logo esquecem o que haviam prometido anteriormente.

Então como não sei muito sobre o assunto, deixarei a música falar por si só:

Velhas Virgens  – Maldita Ressaca





quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Música para Ressaca | Sugestão #03

Ressaca? Desconheço.

Pois é, prezados e prezadas. Meus amigos e amigas dizem que a maior decepção deles em relação a mim foi descobrir que eu não bebo, mesmo sendo eu um dos maiores frequentadores de bares, botecos, butiquins e afins. Mesmo assim consigo aturar todos os meus amigos bêbados sem o menor problema.

E eu vou te contar que a vida de abstêmio é muito boa. Já até me acostumei com a parte ruim de estar entre amigos bêbados e não beber:

- os olhares negativos quando recuso uma cerveja estupidamente gelada;
- as perguntas de sempre: "Sério? Você não bebe? É promessa? Religião?" 
- acusações do tipo "você é o único sóbrio, vai lembrar de tudo amanhã"
- ter que dividir a conta, visto que a esta altura do campeonato eu serei o único capaz de somar 2 + 2 na mesa
- ser o motorista de todas as rodadas
- pedir uma cerveja e um refri, e ver a cara de decepção do garçom quando eu falo "a cerveja é dela".

Na verdade, eu até conheço a ressaca, mas nunca senti os seus conhecidos efeitos. Sei que acontece uma batalha incessante entre o bebum e o seu sistema nervoso e digestivo. Aquela dor de cabeça terrível que não vai embora associada à impressão de que todos estão gritando... E o já citado “gosto de guarda-chuva na boca”? Alguém consegue me explicar de onde surgiu isso?

Certa vez li que a ressaca nada mais é que o seu corpo te chamando de fraco por não ter continuado bebendo. Associado a isso, a "sabedoria" popular vem afirmar que remédio bom pra evitar ressaca é manter-se bêbado. Será?

Pesquisando sobre ressaca achei esta passagem de um cara chamado Chris Borges, que decidi compartilhar com vocês:

Ressaca

Acordei com o meu figado fazendo as malas:
- "O que é isso?" Perguntei.
- "Estou indo embora". Me respondeu.
- Como indo embora? Não entendo...
Ele me olhou com complacência e falou:
- Desencana, você não vai entender mesmo. O cérebro já foi faz tempo.
- Nossa, e nem se despediu?

Como hoje é quarta-feira de Cinzas e alguns de vocês devem estar só no pó, recomendo ouvir algo animado, pra te fazer pular da cama e tomar um banho frio (ou continuar bebendo).

Metallica - Whiskey in the jar 




Agora, se a idéia é ficar mais um pouco na cama, se recuperando do baque, recomendo ouvir "Whiskey, whiskey, whiskey" do John Mayer. Ela é bem calma e o refrão dela pode ser inspirador pros bebuns:

"Whiskey, whiskey, whiskey... 
Water, water, water... 
Sleep."




Saúde e paz! 


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Música para Ressaca | Sugestão #02

"Alguém anotou a placa??";  "O que foi que eu fiz??"; "Onde que eu tô???" e a clássica; "Nunca mais vou beber"; São declarações dignas das mais belas noitadas regadas a álcool.
Eu particularmente odeio ressaca (acho que ninguém morre de amores), mas com certeza acho um preço bem justo pela quantidade que bebo.

Eu costumo sofrer de quase todo tipo de ressaca, da moral a acompanhada com a boa e velha amnésia... Sou do tipo que acorda com mão tremendo (mais que o normal), dor de cabeça, mal-estar, e algumas vezes, ainda pareço estar bêbado, realmente sou tão bom em ressacas quanto em bebedeiras (hahahaha), e como companheiro de golo, vou dar-lhes minha receita de ressaca....

  • Coca Cola ou café sem doce
  • E muito, mas muito Rock'n roll...
E vou sugerir meu som de ressaca favorito, que não é nada menos que o bom e e nem tão velho Dave Matheus Band, Shake me Like a Monkey... Não fala de ressaca, mas ela dá um "up" bem legal no meu humor...



É isso aí galera, boa ressaca, e embora muitos não acreditem... Vocês sobreviverão...
.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Música para Ressaca | Sugestão #01


Ainda em ritmo de carnaval... eis que a ressaca surge!

Não sei o que é pior lembrar de tudo o que aconteceu, ou o esquecimento e ter de ouvir piadinhas sem entender do que realmente se trata.

Acho que nenhuma das opções, mas se eu tivesse que escolher, preferia não saber o motivo da piada (risos).

Fora a ressaca moral, temos a ressaca propriamente dita, aquela que o gosto na boca é de cabo de guarda-chuva (até hoje eu nunca entendi muito bem essa expressão, mas deve ser aquele gosto amargo), dores de cabeça, vontade de ficar na cama o dia inteiro e enjoos, muitos enjoos. Aí eu deixo a minha dica, pra evitar muito desses sintomas, é essencial beber água durante as biritas... o problema é lembrar de tomar água depois da terceira ou quarta.

E o top da ressaca é pensar e/ou dizer que nunca mais vai beber na vida! Toda ressaca que se preza tem que haver esse pensamento.

Bem chega desse assunto que minha cabeça já está doendo e eu estou louco pra correr para o banheiro, pois já estou bebendo uns 3 dias. Não sei nem como esse texto foi escrito (risos).

Enquanto essa ressaca não passa, fica com esse som aí do Fernando e Sorocaba, "É Tenso”:




domingo, 10 de fevereiro de 2013

Tema #04 | Música para a Ressaca


Depois de colocarmos algumas músicas para vocês curtirem no carnaval, nada melhor do que falarmos da coisa mais comum depois de toda essa festa: a ressaca!

Ressaca, segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, quer dizer: "Mal-estar causado por uma bebedeira".

Direto como todo dicionário deve ser. Mas filosofemos, será que é só isso mesmo? Será que ela não tem um significado muito maior???

O mais engraçado da ressaca, como já dizia Xico Sá, é que somente na ressaca o homem é perfeito! E sem nenhuma cerimonia, deixaremos esse cronista falar em nosso nome.

"(...)Como é virtuoso o homem de ressaca. Se não bebe, vale a ressaca moral, naturalmente.
Ao amigo que emenda uma bebedeira na outra de modo a não conhecer mais esse estado de espírito, recomendo: vale a pena dar uma chance a uma ressaquinha felina.

Na ressaca, o homem tem alma de gato; no restante da vida, o homem repete o cachorro.
O primeiro pensamento no homem de ressaca solteiro é casar-se, ter filho, uma vida regrada, amar a Deus sobre todas as coisas, cumprir os dez mandamentos.

Sim, ao acordar naquela manhã de sonhos intranquilos, amigo Otto, o mais vagabundo e vira-lata dos homens pensa em véus e grinaldeas.

O homem de ressaca está sempre em um altar imaginário à espera da noiva.

Se for casado, o homem de ressaca põe na ponta do lápis os planos para o ano novo.
E promete. Como promete um ressacado. Promete mais do que todos os prefeitos assumidos neste primeiro de Janeiro(...)".

E todo mundo tem aquela receita pra curar a ressaca no outro dia, aí vão algumas:

  • Café sem doce
  • Banho gelado
  • Coca Cola
  • Água (muita água!)

    A única dica que podemos dar que irá funcionar para todos é beber água, quantos as outras dicas e receitas para ressaca não podemos afirmar que irá funcionar para todos. Nesse caso, esperamos que as sugestões musicais da equipe do 50 Semanas de Música possam ajudar a tornar esse momento mais agradavél... 

    E qual música você nos sugere para esse momento nem sempre agradável?

    Bom carnaval e boa ressaca à todos.


    Equipe 50 Semanas de Música



    sábado, 9 de fevereiro de 2013

    Música para o Carnaval | Sugestão #06


    Olá Amigos,

    Ao pensar na ultima música dessa semana, me vem à mente um sentimento de que o final do carnaval é só tristeza. Como já dizia o poeta Vinícius de Moraes, na música Felicidade:

    "Tristeza não tem fim... felicidades sim..."

    “...A felicidade do pobre parece

    A grande ilusão do carnaval

    A gente trabalha o ano inteiro

    Por um momento de sonho
    Pra fazer a fantasia
    De rei ou de pirata ou jardineira
    Pra tudo se acabar na quarta-feira...”

    E é com um saudosismo de uma época que eu não vivi que apresento lhes a canção “Diplomacia, composta por Batatinha”, assistam o vídeo abaixo e apreciem um pouco do depoimento no final:


    E a continuação do depoimento:



    O carnaval, nada mais é que um paradoxo da alegria e da tristeza. Por isso, que um de seus símbolos são os personagens pierrot e arlequim. Um é o palhaço triste e o outro travesso e insolente. Quem saberá onde a tristeza termina e a felicidade começa?



    Nosso tema de Carnaval está chegando ao fim, porém, a festa propriamente dita está apenas começando! Desejo a todos um bom carnaval e até a ressaca!



    Espero que vocês tenha apreciado mais uma trilha!
    .