sexta-feira, 19 de abril de 2013

Música para Memória de Peixe | Sugestão #05

Música para memória ruim: se eu tivesse alguma, evitaria vários problemas que minha péssima memória me proporciona.... mas isso já foi falado muito muito essa semana, então meu post (e dica) vai na contramão do que costumeiramente faço por aqui!

O tema dessa semana nasceu com um dos membros esquecendo de programar o post no dia  correto (graças à Deus não fui eu) e desde então eu sabia que não teria uma música para estes momentos, já que minha memória guarda coisas nem sempre objetivas  - por exemplo, nunca lembro o nome das pessoas... sou capaz de reencontrar alguém após 10 anos, lembrar de onde, do que conversamos ou fizemos mas sou incapaz de lembrar o nome (e isso vale em qualquer espaço tempo, portanto não estranhe se eu eventualmente não lembrar o teu nome)! - e por isso tive que partir para pesquisa de músicas para o post de hoje.

Encontrei essa música do Milionário e José Rico e achei a letra muito bonita, principalmente a parte abaixo:
Ai que vontade de ouvir de novo moda sertaneja

que hoje não se faz
parece até que a sensibilidade
ficou na saudade, não existe mais
me dói saber que alguns artistas
que alcançaram sucesso na vida
usaram tanto o sertão com história
que hoje na memória ficou esquecida

É minha tentativa de homenagear 'burlar' a memória de peixe do povo brasileiro que esquece muito rapidamente seus artistas! Em destaque, aqueles que produzem não só música, mas se manisfestam através da literatura, cordel, artesanato e outras formas de expressão do imaginário popular!

Nesse momento me afasto do que é culturalmente produzido nos grandes centros e abraço  todas as manifestações que influenciam o folclore e formas de expressão popular nos interiores desse nosso Brasil. São elas que mais fortemente influenciaram (e influenciam) os grandes nomes nacionais e que dão identidade para nós brasileiros.

Sei que essa é uma questão que merece um trato mais cuidadoso, porém, na falta (de memória) de uma música para esquecimentos, acho válida essa tentativa de homenagem aos que produzem arte e são esquecidos pela memória coletiva...


Milionário e José Rico com Memória Esquecida


Para quem já me conhece me ver sugerindo sertanejo é algo pouco provável! Quase não conheço nem os clássicos!!! Apesar de tudo acho esse lance de moda sertaneja (coisa que meu ouvia com certeza) muito gostoso de ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário