quarta-feira, 17 de abril de 2013

Música para Memória de Peixe | Sugestão #03


Quer dizer que você tem a memória ruim?

Impressionante como minha memória vem sendo prejudicada com as inovações tecnológicas. Há muito tempo atrás eu decorava telefones e aniversários das pessoas. Já esqueci há quanto tempo eu perdi esta habilidade.

Descobri dois bons remédios para a minha falta de memória. Remédios antigos, porém nunca tão usados por mim: a agenda (aquele objeto que se parece um caderno, com uma folha correspondente a cada dia do mês, onde você anota seus compromissos) e o post-it (aquele adesivo amarelo quadradinho onde você escreve determinado lembrete). 

Confio demais nos meios eletrônicos e nas praticidades que eles trazem mas acredito que eles nos tornam acomodados e dependentes. Redescobrir a agenda e o ato de escrever os compromissos nela tem sido muito útil para minha memória.

Atualmente a memória e grande parte do raciocínio tem sido dedicada a assuntos acadêmicos e profissionais. Quando sinto que estou com muitas coisas pra guardar na mente, começo a colar post-it ao redor do monitor do notebook, nas folhas do caderno, no espelho do banheiro... E a agenda sempre lotada!

Tem sido assim: tudo vai pra agenda (esta é a minha, aliás!)

Claro, tem aquelas coisas que não esquecemos. Normalmente elas remetem a momentos ou a pessoas especiais (principalmente pessoas especiais). A parte ruim é quando a pessoa também não tem a memória muito boa.

Aconteceu comigo: marquei um almoço com uma pessoa que gosto bastante. Saí do meu trabalho um pouco mais cedo, fui até a faculdade da pessoa e fiquei lá esperando, conforme o horário marcado. Passam 10, 15, 20 minutos. Telefono e nada. Aos 47 minutos, ela liga: "Você se importa em esperar mais um pouco?". Esperei mais um pouco, até o telefone tocar de novo: "Você vai me xingar muito se eu te disser que não vou poder almoçar com você?" Ok, acontece...

Mas aí veio a pior parte: a pessoa pediu desculpas e disse que "iria me ligar antes do fim de semana remarcando o almoço". Data do acontecimento? Outubro ou Novembro de 2012. A pessoa? Sumiu. Nunca mais telefonou, mandou mensagem, puxou assunto, nada...

Ok, o caso soa mais como falta de compromisso do que esquecimento. Enfim, compromisso pessoal marcado é compromisso cumprido. Posso esquecer de levar alguma coisa que a pessoa tenha me pedido (um livro, um CD que a pessoa queria ouvir) mas não deixarei de estar no local.

Seria a hora de ter memória de peixe pra certas pessoas? Não sei, não sei... Mas é bom pensarmos melhor quando a nossa memória (ou nossa falta de compromisso) começa a afetar as pessoas que estão a nosso redor.

Músicas me fazem lembrar de bons momentos. Se isto ajuda a minha memória? Não sei responder... Mas sei que esta música me faz recordar muitas coisas boas. Faz lembrar que a agenda está aí pra anotar os compromissos, mas que as boas memórias não somem ao virar de uma página.


Los Hermanos - Conversa de Botas Batidas



Falando em memória: existe uma música do Jason Mraz chamada "After An Afternoon" que é a clássica "Certa música me lembra alguém", mas isso é assunto pra outra semana.

Saúde e paz!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário