quarta-feira, 29 de maio de 2013

Música para o Frio | Sugestão #03

Frio...

Em um país tropical como o nosso ele é bem recriminado. Sair no frio é uma tortura, e a dificuldade de sair da cama logo de manhã é de fato potencializada. Brasileiro gosta é de verão, de calor, suor e pouca roupa. Sou um dos que concordam com as afirmações acima, mas não reclamo quando a temperatura abaixa, lamentando apenas quando a temperatura oscila demais durante o dia (e eu, que quase sempre estou de ônibus, sofro carregando blusa de frio, mochila pesada e guarda-chuva que nem sempre usarei).

No frio as pessoas notoriamente se vestem melhor, e se aproximam mais umas das outras. Talvez por instinto... Não sei, não sei... Mas acho bem interessante esta proximidade! Como eu saio menos em noites frias, os estudos acabam virando uma opção interessante (sim, em dias ensolarados e cheios de opções as coisas ficam mais complicadas). Em tempos frios minha média de tempo gasto com leitura aumenta consideravelmente.

E tenho lido bastante que, para os solteiros, frio é bullying. Bom, sou solteiro e o frio ainda não riu da minha cara. Acredito que quem está acostumado a estar com alguém já sofre bullying por ser solteiro faça frio ou calor. A questão é não fazer nenhuma besteira só porque o calor humano em dias frios se torna extremamente interessante (ainda por cima está chegando o dia dos namorados, o que pode ser uma combinação extremamente perigosa).

E o frio é sempre citado em músicas, normalmente propícias a aproximar pessoas. Creio que os grandes compositores aproveitam os dias mais frios para se esconderem debaixo de um edredom, colocar o notebook no colo, a caneca de chá ao alcance das mãos e deixarem a inspiração vir.

Em tempos frios eu gosto de deixar uma playlist bem calma rolando e me enfiar debaixo dos cobertores, seja pra ler, descansar a mente ou embalar o sono. E os estilos variam consideravelmente. Uma delas é essa aí:

Andy Allo - Let's Get It On


Mas além dela tem “Sweet Life” do Frank Ocean, “Walking After You” do Foo Fighters”, “Precious” da Esperanza Spalding… E todas as sugestões que a equipe vai deixar pra vocês durante a semana!

Saúde e paz! E agasalhem-se!


terça-feira, 28 de maio de 2013

Música para o Frio | Sugestão #02

Ele chegou, e chegou com força.

Pelo menos onde moro, no momento são 12:30, e eu cá estou de baixo de minha coberta.

Mas confesso que prefiro o frio. As pessoas se vestem melhor, você não sua tanto (ou nem sua...), as comidas são melhores, e claro, dormir acompanhado é o melhor programa que você pode fazer.

Na verdade sempre é, mas se você é daqueles que postam...


Essa música é ideal pra você cantar pra pessoa que você gostaria de ter ao seu lado nos dias frios, "Long Cold Winter - Cinderella". 



Se depois dessa, ela (e) não voltar, pode ter certeza, será um inverno realmente longo e gelado...

Bom inverno e semana a todos.


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Música Para o Frio | Sugestão #01

O Frio chegou e com ele vem a moleza e a vontade louca de ficar na cama... até os post dessa semana saíram atrasados... os dedinhos estavam todos congelados e não havia luva no mundo que esquentasse.

Ok, pode me chamar de dramático, mas eu odeio o frio! Gosto do clima ameno, do veranico em julho e da primavera! Porém, não tenho escolha, quando o frio chega é hora de tirar o agasalho do guarda-roupa e colocar no sol para tirar o cheiro de guardado (na verdade é cheiro de mofo mesmo... rs).

Hoje estava comentando com meus colegas que devo ser inverso de muitas pessoas, pois ouço muitos dizendo por aí que come muito no frio, pra mim a unica vantagem do frio é a dieta... esse é o momento perfeito para perder alguns quilos, já que não sinto muita fome.

Agora segue a minha dica, acenda a lareira, prepare uns queijos e abra um bom vinho, chame alguém especial e curta um bom som.

Como na minha casa não tem lareira, eu ligo o aquecedor elétrico, como eu não tenho dinheiro pra comprar queijos bons, preparo um mingau de aveia, como eu não gosto muito do vinho, prefiro tomar uma gelada (prefiro tomar cerveja no frio que no calor), como sou um forever alone, então abraço o meu travesseiro e curto um som dahora.

Por isso, minha dica hoje é pedindo para o sol voltar e quem canta é a minha musa Zooey Deschanel.

In The Sun, She & Him




domingo, 26 de maio de 2013

Tema #19 | Música Para o Frio

É, o frio chegou... quietinho, em alguns lugares com chuva, diminuindo os dias e as horas de sol e trazendo algumas mudanças no nosso dia-a-dia. Aquela vontade de não sair da cama, a preguiça de entrar no banho e depois a vontade de ficar no chuveiro quentinho até derreter, são só alguma das coisas que fazem do Frio um momento de introspecção.

Mas tem a parte ruim, e levantar cedo para a maioria dos mortais estaria no topo da lista. Além disso, tirar as roupas de frio do armário (que quase sempre estão com cheiro de “guardado”), fazer atividades com água (lavar a louça e arrumar a casa por exemplo). Um tom de melancolia ronda os dias, e traz pra muitos a saudade de quando se era criança... a possibilidade de acordar, levantar da cama e ir pro sofá, arrastando o cobertor no chão e ainda tomar um “toddy” quentinho. Pra quem cresceu essa possibilidade fica bem distante.

Nessa semana o 50 Semanas de Música traz o tema “Músicas para o Frio”, com aquele ventinho de inverno chegando, nada melhor que música para aquecer a alma! 

Bons sons! 

Equipes 50 Semanas de Música



sábado, 25 de maio de 2013

Música Para Cantar No Chuveiro | Sugestão #06

Quem gosta de música fatalmente canta no banheiro. Não há duvidas sobre isso. Mas música pra cantar no chuveiro tem que ter emoção. É aquele momento que você coloca na voz toda a emoção pra relaxar, seja um dia estressante ou pra exaltar alegria. Também tem aqueles que cantam no chuveiro dores de cotovelo, música “chiclete” ou ainda aquelas clássicos dos anos 80/90.

Cantar no chuveiro é um momento íntimo, que a gente não pensa se a voz é ruim, se tá no tom, se tem alguém escutando e se a dança debaixo do chuveiro é ridícula ou não. Mas que é divertido e que lava a alma, isso todo mundo sabe e quem não faz, não sabe o que está perdendo. “Quem canta seus males espanta”.

Várias são as músicas que adoramos cantar no chuveiro. Particularmente, aquelas que saúdam a vida e a felicidade, me atraem mais. Como essa sugestão ai embaixo, (alguém lembra da cena no filme “As branquelas”?):


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Música Para Cantar No Chuveiro | Sugestão #04

Chegada a hora soltar a voz, e qual o local mais apropriado para isso? Sim, o chuveiro! 
Hora do banho é o momento em que somos mais nós mesmos, é onde temos total privacidade (acredito que tenhamos, né? Pelo menos na maioria dos casos),  é o momento de relaxar, descontrair, refletir, tomar decisões... E é claro, cantar! Aproveitar todos esses fatores e sem vergonha alguma exercitar as cordas vocais.

Ah! Sem contar que por ser um local com menor "contato" com os demais ambientes da casa, por ser mais fechado. Possuindo esquadrias menores; o revestimento das paredes dificultar a passagem de som de um ambiente para o outro; por ser mais fechado e o revestimento do piso e paredes ser feito em cerâmica, produz muito eco, o que propicia uma acústica favorável a explorarmos os graves e agudos. Acredito que este seja um dos grandes motivos que nos fazem cantar no chuveiro, a acústica oferecida pelo local.

Então, com o momento de privacidade, descontração, som da água fazendo o fundo, fumaça do chuveiro dando efeitos especiais, acústica favorável, bora soltar a voz meu povo! 

Sugestão de hoje é uma das músicas que mais curto cantar no chuveiro:

Raul Seixas - "Al Capone"

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Música Para Cantar No Chuveiro | Sugestão #03

E quem aqui nunca cantou no chuveiro?

Convenhamos, se o nosso lar tem um palco, esse lugar é o box do banheiro. Ali você vira o popstar que sempre quis ser e acaba com suas cordas vocais (e com o ouvido dos vizinhos). E, por mais que seu vizinho reclame, acredite, ele também é um popstar do chuveiro. Acredito, inclusive, que o inventor do tradicional karaokê teve a idéia após um bom banho e uma boa apresentação musical.

Porque cantar no chuveiro? Talvez pra aproveitar a acústica das paredes azulejadas, ou pra usufruir de um espaço onde não terão jurados pra avaliar se você errou a letra da música ou desafinou. Chuveiro é lugar de cantar mesmo! Tomar banho faz bem, relaxa o corpo e tira aquele peso diário (que pode ser cansaço ou sujeira, enfim). Com um pouco de espaço, dá pra cantar e fazer um Air Guitar! E, já que ainda não temos talento suficiente para lotar um estádio, vamos nos contentando com este pequeno espaço mesmo.

Será que franceses cantam no chuveiro? 

Bom, eu canto. Óbvio. E uma das que mais aparecem no repertório é essa:

The Strokes - Last Nite



Vou sugerir mais umas: "Take Me Out" do Franz Ferdinand, "Hate To Say I Told You So" dos Hives, "No One Knows" do Queens Of The Stone Age (que lançou um CD muito bom, aliás)... Enfim, música não falta! E uma observação: mais de uma música no mesmo banho é desperdicio de água e energia, galera!

Cheguei a 18ª semana! Deixo um abraço pros frequentes e desejo boas vindas aos novatos. Tem muita coisa boa aí pra trás, portanto não deixem de ler tudo que a equipe já sugeriu até agora! E não se esqueçam de deixar as suas sugestões!

Saúde e paz!


terça-feira, 21 de maio de 2013

Música Para Cantar No Chuveiro | Sugestão #02

Quem nunca cantou no chuveiro, que... abaixe e pegue o sabonete.

Isso sim é uma das poucas unanimidades da humanidade.

Cantar no chuveiro é uma coisa mágica na verdade, afinal, se você sai cantando coisas pelos corredores da casa, faz air guitar no seu quarto, dança com a vassoura, enfim, se você faz todas essas coreografias em qualquer local que não seja o chuveiro, todo mundo te recrimina, ou te zoam, ou pior,  relembram esse momento nas reuniões de família pra te constranger (Quem já foi pego nessa situação, sabe do   que eu tô falando).

Mas no banheiro não, você pode gritar, escandalizar, todo mundo em casa ouvir seu canto desafinado, que quando você sai do chuveiro, ninguém comenta, na verdade fingem que nada aconteceu. E por quê ninguém comenta? Ora, por que todo mundo faz.

Sem contar que o banheiro foi feito pra isso, pra ninguém se importar com a qualidade da voz. Afinal, quando você diz que canta, os incrédulos (ou engraçadinhos, entendam como quiser), tem sempre um comentário do tipo: "Cantor de Banheiro, só se for...". E isso só acontece por que todo mundo faz.

E não é só no cotidiano que isso acontece, no cinema, na TV, no youtube - conforme já foi mostrado aqui -, e a música que vou postar hoje, é justamente uma cena do filme de comédia "Eu os Declaro Marido e Larry", na qual o ator "Ving Rhames" simplesmente divou... hahahahahahahahahahaha


Bom banho e boa semana.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Música Para Cantar No Chuveiro | Sugestão #01

Sou daqueles que quando entra no banheiro pra tomar banho, aproveita para ensaiar as músicas da aula de canto, ou então fazer exercícios vocais.

Acredito que meus vizinhos me achem louco, quando fico balbuciando A-E-I-O-U, ou quando fico no Lálálálálálálááááááa.

Pego o xampu e faço dele um microfone e enquanto cai a água, canto de tudo. As vezes, escolho um intérprete e vou fundo em suas canções, outras vezes saio do rock e vou ao samba como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Prefiro as músicas que eu possa trabalhar bem os efeitos, e a voz fica perfeita e de vez em quando rola até uma interpretação.

Quando vou pra linha dos musicais  aí baixa o ator que existe em mim... já interpretei até Evita Peron, cantando, No llores por mi Argentina ou então Aquarius do musical Hair.

Como diz o dito popular: "De médico e louco, todos temos um pouco!". Acho que meu lado louco é mais aguçado... kkkkkk

A minha dica de hoje, aproveitando o ensejo dos covers no banheiro, é da banda Boyce Avenue, que faz até das músicas ruins, ótimas versões.

We Are Young, versão Boyce Avenue


Boa Semana!

domingo, 19 de maio de 2013

Tema #18 | Música Para Cantar No Chuveiro

A hora do banho é como se as cortinas se abrissem e uma plateia cheia se colocasse a espera de um espetáculo. E daí todos são super astros do rock, uma diva pop, uma lenda do jazz, ou um boêmio sambista.

Já foi comprovado que o banheiro, em sua maioria, possui uma excelente acústica. Ele faz com que a voz do cantor ressoe nas paredes valorizando o que às vezes pode parecer ruim.

Tem pessoas que são mais tímidas, que preferem cantar baixinho com medo de desafinar, outras acham que estão em um palco da Broadway e fazendo até performance.Mas acredito mesmo que o importante é relaxar durante o banho e cantar uma bela canção.

A única coisa ruim que pode acontecer quando a pessoa canta no chuveiro é, ou sua voz ser muito ruim, que nem no banheiro fica boa e a outra é esquecer que está tomando banho e dar um show de 1:30h. Aí será muito desperdício de água!!!

Foi pensando em escolher uma trilha para esse momento, que o blog 50 Semanas de Música decidiu ajudar elegendo algumas canções que geralmente cantamos no chuveiro, ou pelo menos arriscamos.

Pensando nisso, tentei fazer uma seleção de vídeos com pessoas cantando no chuveiro, alguns bons, outros mais ou menos e outros que a gente reza pra voltar pro mar!



Dona Rosemeire, encerre agora sua carreira de cantora e sinto-lhe informar que a Sra. foi traficada pela Wanda e na verdade a Gabriela não é sua irmã! Sorry



Para tudo, eu jurava que era uma mulher cantando!!! Cara, na boa véi, canta que nem macho vai kkkkkkkkk

Depois de pesquisar esses vídeos descobrir que existiu um concurso de pessoas cantando no chuveiro para o programa Mais Você da Ana Maria Braga, por isso o cara aí em cima oferece a música para ela.

Mais um do concurso da Ana Maria



É impressionante como as pessoas adoram cantar o tema da novela Gabriela no chuveiro. E quando pensa que acabou, ele canta uma versão supostamente em inglês cof cof cof...



Até que cantou bem...



Esse daí eu não consegui identificar o que ele estava tentando cantar.

E agora, se surpreenda com esse vídeo, tem gente que usa o banheiro como studio.



Pois é gente, cantando bem o mal todos se acham músicos profissionais durante a ducha.

Espero que gostem das nossas dicas essa semana e se quiser, post um vídeo com você cantando sua música favorita durante o banho.

Boa semana a todos!


Equipes 50 Semanas de Música

sábado, 18 de maio de 2013

Música para Não Tocar no seu Casamento | Sugestão #06

Adorei o tema dessa semana. Hilário, no mínimo. E claro, com a mente criativa que tenho, não deixei de imaginar a cena do padre perguntando se alguém tem algo a dizer que “fale agora ou que se cale para sempre” e alguém levanta e faz uma revelação bombástica. Coisas de novela. Só de pensar me dá uma vontade interna de rir descontroladamente.
Mas, voltando ao tema: músicas para não se tocar no casamento. Depende, claro, do casamento, de quem, mas tocar a musica que lembra seu ex, por exemplo não é uma boa. Ou aquela que você lembra do seu cãozinho que faleceu. Ou ainda a que só sua tia de 4º Grau ou sogra gostam....Imagina aquela que te lembra algo muito engraçado? Crise de riso na certa hahahaha...

Não faço aqui distinção de música, gosto é gosto e ninguém se discute. Os casamentos mais lindos que presenciei tiveram músicas nada convencionais, como “Nothing Else Matters” do Metállica ou ainda “Pra sonhar” do Marcelo Jeneci.

A dica dessa semana vem em um tom bem... bom... é... melhor ouvir.... Lista de Casamento, Móveis Coloniais de Acaju:


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Música para Não Tocar no seu Casamento | Sugestão #05

Depois da minha primeira dica no blog (reveja o Tema #01) sempre tento surpreender com alguma música que possa surpreender quem me já conhece e se possível trazer algo legal e diferente... mas dessa vez estou surpreendendo a mim mesmo sugerindo que vocês ouçam Axé!!! Nada contra, mas quem me conhece...

O tema da semana é bem interessante, pois não consigo em pensar em nenhuma música para NÃO casar. Mesmo aquelas músicas que possuem 80% de chances de tocarem em um casamento (seja ele pomboso ou não) - como a Marcha Nupcial de Mendelssohn ou Immortality Celine Dion e tantas outras que não cabem neste tema - e que possuem grandes chances de serem excluídas caso eu venha a casar, têm a sua importância para o momento. 

Apenas, consegui em pensar em quais músicas eu queria ouvir em meu casamento, sempre considerando que um dia eu venha a casar - o que me faz lembrar de uma amiga que sempre diz que não irá casar tão cedo e que como resposta sempre digo que ela casará mais cedo do que imagina e eu estarei no casamento dela (só não sei que parte da igreja será), mas isso é outra história e ficou estranho por aqui... 

No momento sou um solteiro convicto que não se preocupa com a mudança de estado civil, mas que também não afasta a ideia de casamento (até me pego pensando nisso algumas vezes), apenas a deixo adormecida em um futuro um tanto quanto distante. 

Considerando que tudo esta um tanto quanto vago neste post de hoje, não me crucifiquem, pois estou realmente sugerindo Casamento Não do Asa de Águia! É inegável que a letra é engraçada...




quinta-feira, 16 de maio de 2013

Música para Não Tocar no seu Casamento | Sugestão #04

Então, chegou mês de Maio, chegou a hora de trocar as alianças, passar da mão direita pra esquerda, receber as bençãos...

Dizem que o mês de Maio é o mês das noivas, nunca entendi o real motivo, e com este tema veio a ideia de pesquisar o porquê disso, então vou compartilhar minha pesquisa com vocês:

"Tudo indica que seja por causa de uma tradição importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. 'Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria', diz o padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo."
- Revista Mundo Estranho, Editora Abril
Agora tá entendido!

Mas é mês das noivas né, não dos noivos, porque para os noivos isso não é coisa de se comemorar, quem vai comemorar ter sua carta de alforria rasgada? Aos Gamers, é o GameOver da vida, aos peladeiros é pendurar as chuteiras, aos estudantes é a semana de prova final, aos marombeiros é a lesão, aos músicos é o instrumento que não pega afinação. Vou parar de dramatizar sobre casamento, se não em maior parte, as mulheres que acompanham o blog, vão querer minha cabeça. Bora lá pra sugestão: 

Caros leitores,  em hipótese toquem essa música no casamento de vocês, preciso dizer o porquê, né? Totalmente contra os princípios do casamento.

Matanza - Clube dos Canalhas





quarta-feira, 15 de maio de 2013

Música para Não Tocar no seu Casamento | Sugestão #03

Casar? Contra quem? 

Claro que é brincadeira. Escuto há muito tempo que um dos "males" da vida que não conseguimos escapar é o matrimônio. E, claro, eu penso em me casar. Não por agora, ainda estou gostando muito da vida de solteiro. E na fase atual de desapego e tranquilidade, creio que o fato matrimonial só se consumará daqui a uns bons anos. 

As músicas pro casório? Todas já estão pensadas. E provavelmente a esposa irá gostar, pois afinidade musical será um dos itens determinantes para me amarrar em alguém. Acredito, inclusive, que isto é uma máxima para quem gosta de música, como todos que aqui escrevem e a maioria das pessoas que passam aqui no Blog.

Mas eis que, no meio da cerimônia, toca aquela canção que todos se entreolham, envergonhados e sem entender porque aquela música (justo aquela música) está tocando... A intenção desta semana é sugerir músicas que deverão ser evitadas na hora do casamento.

Pra mim não seria difícil escolher músicas para não tocar no meu casório. Bastaria partir do seguinte pressuposto: não vai tocar o que eu não gosto. Ok, ótimo raciocinio. Mas o blog é democrático, e é necessário pensar em algo que destruiria qualquer casamento (apesar de ter gosto pra tudo nesse mundo). Dificil, dificil... Inclusive pra mim, que sou bom em sugerir música pra unir pessoas. 

A primeira que me veio a cabeça para não tocar no casamento foi esta:

Mamonas Assassinas - Bois Don't Cry


Não consigo imaginar a cara do pobre marido esperando a noiva entrar e, no lugar da marcha nupcial, este som citado acima começa a tocar...

Esta é a mais explicita. Existem outras mais sutis na minha opinião, como "Jolene" da Dolly Parton (que é muito melhor nesta versão do White Stripes), "Falling" do Jamiroquai, "Tenha Dó" dos Los Hermanos ou  "Roxanne" do Police (sim, ia causar certo mal estar).

Saúde e paz!  



terça-feira, 14 de maio de 2013

Música para Não Tocar no seu Casamento | Sugestão #02

Pensar em casar, pra mim é quase igual pensar em trabalhar... Ou seja, só daqui uns anos (hahahahahahahahahahahaha).

É incrível como as sugestões do blog, a cada dia, me deixam mais de saia justa, impressionante.

Mas vamos lá. Conforme dito acima, tenho pretensões, planos, e por quê não, sonho de me casar.

Mas isso por enquanto está nos campos citados acima, pretensões, planos e sonhos. E claro, na minha cabeça isso já está tudo organizado, buffet, bebidas (muito Jack pra deixar a galera maluca), convidados, músicas, etc...

Claro, as músicas já estão na minha cabeça... Mas as que vão tocar, afinal, as coisas que não quero no meu casamento, sequer as cogitei.

Mas e se dentre essas músicas, tiver uma que eu goste, mas seja de mal gosto??

E se minha digníssima esposa não gostar de alguma??

Conforme dito ontem, casamento é algo pra ser organizado entre quatro mãos, você e a pessoa. Não só isso, creio que o casamento seja o prólogo do que está por vir.

Se ela acha aquela decoração ruim, é por que ela também não quer nada parecido mobiliando a casa dela. Se ela descartar o prato do buffet no casamento, quem dirá pós casamento. Enfim, creio que o "sim", dito na frente de alguma autoridade cível ou religiosa, começa quando você (seja ele ou ela) você aceita certas coisas que te fariam feliz, mas que não é o ideal a vida do casal.

Mas voltando ao meu caso, passei minha set list cerimonial na minha cabeça, e tem uma música do Led da qual sou muito fã, mas que seria de péssimo tom utilizá-la, mesmo sendo do Led Zeppelin, afinal, Babe, I'm gonna Leave You seria um bom motivo pra sequer subir no altar...

Ah, mas claro, se vocês não concordarem em nada, e você achar que foi enganado (a) pelos tenros anos (ou meses) de namoro, essa é a ideal... hahahahahahahahahahahaha

Boa semana... e se casar me chame (e preferencialmente, não beba)


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Música para Não Tocar no seu Casamento | Sugestão #01


Por incrível que pareça, eu tenho vontade de casar!

Não em uma igreja, até porque nenhum padre aceitaria, mas poderia ser em uma praia ou na fazenda... ou até em uma casinha de sapê. Aí você leitor me pergunta, por que não casa então? Ué, tô esperando em deus um amor pra vida inteira... kkkkkkkkkk

Mas casamento não é uma coisa a ser pensada por uma pessoa só!

Focando um pouco nos casamentos tradicionais, se um gosta de rock e outro de samba, deve ser muito difícil escolher a set list, se um gosta de doce e outro salgado, difícil escolher os pratos, se um é cristão e o outro judeu, difícil escolher quem irá celebrar a cerimonia. Enfim, existe toda uma problemática relacionada aos gostos do casal.

Casamento é uma coisa muito importante, principalmente para a mulher, mas não é a regra, por isso acho que nem sempre o casamento deve seguir padrões.

O casamento é o momento da união de duas pessoas que se amam, e que pretendem selar isso para a vida inteira, ou pelo menos até o amor durar.

Hoje em dia os casamentos não duram muito tempo, acredito que as pessoas se precipitam ao tomar esse passo, ou então, acham cômodo casar para fugir das casas dos pais, ou para não se sentirem sozinho. O medo do forever alone é maior que a consciência de que o casamento é um grande passo na vida de qualquer pessoa.

Tenho certeza que casar sem amor não existe vantagens, apenas vai gerar gastos e desgosto.

Para casar, a maioria gasta o valor de um carro popular, agora para separar, o valor é de uma casa, dois carros importados, 50% das ações da empresa e uma boa parte do salário mensal.

Minha sugestão ao leitor que está fazendo planos para o casório é: tenha certeza se é realmente isso que você quer e se escolheu as músicas certas para tocar nesse momento.

Se você errar na canção, tenho certeza que poderá provocar a separação antes da consumação do casamento. Por isso, essa semana a equipe do 50 Semanas De Música tem a responsabilidade de auxiliar a não fazer feio durante a cerimonia.

Agora pare todos os preparativos do seu casamento e tire da lista essa música que você adora, mas que não cai bem no dia. Tal como Desculpe mais eu vou chorar, Leandro e Leonardo.

Eu gosto do diferente e a pessoa que casar comigo terá a difícil tarefa de compreender o meu pedido e entender que eu tenho a necessidade de ser diferente. Por isso, no meu casamento vai tocar a minha dica de hoje, nem que seja naquele momento em que passam as fotos do casal.

Se você é uma pessoa convencional, então risque a dica de hoje do seu casamento.

Oitavo Andar, Clarice Falcão 

 


Uma boa semana a todos!



domingo, 12 de maio de 2013

Tema #17 | Música para Não Tocar no seu Casamento



Fonte: Net Tendecias
O Tema #17,  Música para Não Tocar no seu Casamento, foi sugerido pela leitora Aline Monteiro de Ouro Preto/MG, que passeando pela blogsesfera encontrou o post com o mesmo nome no blog Caixa de Sapato. Então, hoje vamos "inovar" na abertura no post de abertura do tema da semana: vamos reproduzir o post do Caixa de Sapato - cedido gentilmente pela Camila Alves - e tentar fazer uma lista tão boa quanto para quem sabe ajudar vocês que ainda irão casar a não errarem em um momento tão importante da vida de vocês!!!


"Tava vendo TV com o meu pai aqui e passou um comercial de um Box de oitocentos CDs (ainda tem CD pra vender em Box? Acho que eram DVDs, então) DVDs com músicas da Jovem Guarda. Entre elas, tem aquela da Vanderléia, Pare o Casamento (adoro a versão com o Kid Abelha), e pensei que seria uma ótima música para tocar na entrada da noiva. Só que não, porque né.


Daí, bem, toma aí (mais) uma lista:


Lá Vai a Noiva (fugindo da Igreja, pega ela!)



  • Pare o Casamento - para tocar no seu próprio casamento porque seria divertido para os convidados e triste para o noivo (ou a noiva, vai saber?) ouvir o versinho "Senhor Juiz esse casamento será pra mim todo o meu tormento". Daquelas que se casam já prevendo que vai dar bosta.

  • Não sei o nome e nem tô com vontade de ir procurar agora, mas o refrão é famoso: "Estou casando, mas o grande amor da minha vida é voceeê". Convite de Casamento - porque seria bastante constrangedor para o noivo e risível para os convidados saber que a pessoa tá casando com esse porque era esse o que tinha pra hoje. Mas na verdade queria era o outro.

  • Better Man - pensa que decepcionante, você casando com o cara e dizendo que não conseguiu achar um cara melhor. Na real, a interpretação pode ser a de que não existe um homem melhor. Mas eu sempre vi essa música com um ar bastante triste, meio que no estilo da anterior, "tô com você porque não achei nada melhor, mas eu sei que tem coisa MUITO melhor". Chato, cara! Mas os convidados também se divertiriam.

Fonte: Net Tendecias
  • Quando Amanhecer - bem sincero da sua parte se casar já avisando que um dia a pessoa pode acordar e não mais te ver, mas que tudo bem, é assim que tem que ser. Dica: se for se casar com alguém que gosta muito dessa música, não gaste demais na festa de casamento e nem dê presentes muito caros. Nunca se sabe quando o seu grande amor pode dar no pé e te deixar sozinho com o prejuízo todo. 

  • Esse Cara Sou Eu (precisa link?) - começar o casamento usando essa música já dá o direito automático para que a outra parte use a música anterior. Você se assume o cara-chato-pra-porra-que-se-acha-super-romântico-e-cara-perfeito." 

Bons Sons à Todos!


Equipes 50 Semanas de Música







sábado, 11 de maio de 2013

Música para Mães | Sugestão #06


Mãe é mãe. Não ouso questionar nenhuma de suas ações, e algumas vezes só entendemos depois de adultos (e/ou quando virarmos mães). A dedicação, as horas de sono perdidas, as preocupações, tudo que falamos aqui no 50 Semanas de Música durante a semana. A minha foi guerreira demais, criou três filhos praticamente sozinha, tendo a agricultura como fonte de sustento da família. Ela gerou eu e meu irmão do meio depois dos 40 anos e não foi a idade e nem a ausência do meu pai que impediu que nós tivéssemos de tudo. Foi de longe fácil pra ela e claro que sofremos, mas um milésimo do que ela sofreu para nos criar. Merece o título de heroína com direito a capa e poderes mágicos.

Confesso que na minha adolescência sofri um pouco com a diferença de idade entre a gente. Tive que aprender ao longo do tempo que idade não significa muita coisa, que amor e respeito é mais importante que isso. E provas de amor eu tive várias. Quando me mudei pra BH, ia quase todo fim de semana pro interior e todo domingo a noite era a mesma cena na rodoviária de Três Corações: o ônibus chegando, eu esperando todo mundo entrar e as duas já ficando com aquela cara de “cachorro que caiu da mudança”. O motorista já até nos conhecia, ela recomendava a ele que tomasse conta de mim durante a viagem. Coisa de mãe. Depois, um abraço apertado, um “Bença mãe”, um “vai com Deus, liga quando chegar” e as duas chorando no final.

Com o tempo a gente acostuma com a distância, vai tocando a vida, construindo as próprias conquistas, mas a melhor parte é saber que o quer que aconteça ela ainda está lá. Me nego a pensar que um dia não estará mais. Um colo quentinho, porto seguro que vai mover montanhas pra me ver feliz e que espera ainda ser mãe de novo (fica aqui minha responsabilidade de presenteá-la com um netinho, rsrs).

Além dela, todas as outras mães que me ajudaram a crescer merecem essa homenagem. Uma música com muito carinho. Ciclo, Jorge e Mateus.


 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Música para Mães | Sugestão #05

Falar sobre mãe nunca será uma tarefa simples, pois por mais que tentemos nunca teremos palavras suficientes que faz jus a importância delas em nossas vidas. E como homem, nunca poderei entender por completo o que é ser mãe - talvez essa seja uma falha em nossa formação.

Em nossas diversas fases da vida nós brigamos, abraçamos, não entendemos os conselhos, nos apoiamos e passamos por situações das mais inusitadas, mas sempre consciente que nossas mães estarão ali para o que precisarmos.

Quando falo sobre música e sobre minha mãe eu tenho nó na cabeça! Nunca consegui acertar o gosto musical dela. Sei que ela adora Roberto Carlos (a nossa dica de segunda-feira) e que ela odeia todos os barulhos que eu escuto (mesmo que ela não saiba o que está tocando) e...

... só!!!

Teve um aniversário que dei para ela um CD da ELis Regina de presente. Ela agradeceu e tudo mais e falou "(...) eu não gosto de Elis...". Bola fora total!

Em algum ano perdido após 1994, estava com meu pai (na época já separado da minha mãe) para comprar um presente de aniversário para minha mãe e ele escolheu 3 vinis (sim, ainda sou da época em que se dava vinil de presente) do Ray Conniff. Até coloquei a foto para ninguém duvidar!

Sou um profundo desconhecedor da obra de Ray Conniff, sei que ele é dos tempos das música com orquestra, dos grandes bailes, dos bons tempos dos anos 60 e 70... E pensar que meu pai escolheu esses discos sabendo do gosto da minha mãe, me faz sentir mais próximo de algum (ou alguns) momento feliz dos dois... Em outras palavras, essa também é uma maneira de homenagear minha mãe e dizer que a amo (mesmo que eu não o fale todos os dias) e se hoje sou quem sou, grande parte é por causa dela... agradeço todos os dias a existência dela!

Fiquem com Moonlight Lady, Ray Conniff.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Música para Mães | Sugestão #04

Difícil falar da mãe né? Sempre irá faltar bons adjetivos, mãe é um ser tão especial que, pode dar origem a um outro ser, com a ajuda do pai, claro! hehe. E não esquecendo que mãe de verdade não é quem gera, e sim quem cria, educa, protege e sempre que fazer o melhor pelo filho, a essência de dar origem a outra vida não é simplesmente colocar no mundo, isso qualquer uma faz! Agora dar sentido a essa vida, só uma mãe de verdade pode fazer. Discordo que o momento do parto seja o carinhosamente chamado "dar a luz", só se for no sentido literal da coisa, bem ao pé da letra, em que a criança verá a luz pela primeira vez. Porque pra mim, dar a luz é "iluminar" a vida do filho, mostrar os caminhos que ele poderá seguir,  passar suas experiencias de vida, tornar aquele um bom homem.

Mãe é um ser especial e único, ninguém pode falar da sua, ninguém pode maltrata-la, porque se não a coisa fica tensa... E se alguém que não seja você, seu pai, avós e tios falam muito bem dela e fazem elogios, você também não gosta, sei disso! Vai sentir ciumes. Quem não sente ciumes da mãe? Seja da forma como ela trata seu irmão, primos, ou um outro alguém de fora, logo vem o pensamento: "O que ele tá pensando? A mãe é minha!"

Mãe também tem super poder, vale ressaltar, advinham pensamentos, sabem mais sobre o tempo que a garota do tempo, em alguns casos prevê o futuro, tem um dom fora do sério para achar coisas perdidas nos armários, gavetas...

Ah e chega de falar demais, mãe é mãe todos sabemos como é, a minha é a melhor do mundo! E vamos logo pra sugestão do dia.

O Teatro Mágico - "O Anjo Mais Velho"


P.s. Me permito a fazer um alteração no refrão, em vez de "só enquanto eu respirar vou me lembrar de você" para "além de enquanto eu respirar vou me lembrar de você"


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Música para Mães | Sugestão #03

Claro que eu vou partir do óbvio: vou dizer que mãe é a melhor pessoa que pode passar pela vida de uma pessoa, que a minha mãe é a melhor do mundo e que mãe só tem uma. É a primeira pessoa a ser chamada nos momentos de desespero, quase que inconscientemente. Mãe é tudo de bom! Mas não posso deixar de fugir do óbvio pra não perder o costume.

Me vem a cabeça falar um pouco de algumas situações que eu vejo por aí e que nunca tive um bom lugar pra comentar. Todas envolvem de uma forma ou de outra a maternidade:

- Mães adolescentes: bom, imagino o tamanho do desafio que é para uma mãe adolescente (normalmente sem condições) criar um filho. Pior que isso é ser recriminada quando anda pela rua, com frases do tipo “que irresponsável, tão nova e já é mãe”. Não precisamos saber o real motivo de ela ter engravidado, as condições sociais e educacionais inerentes e outros assuntos que cabem a ela. Cabe a nós, sim, dar apoio, perguntar se precisa de algo, buscar alguma forma de ajudar (que seja o famoso “chá de fraldas” ou a doação de roupa infantil). E, caso não estejamos dispostos a fazer isso, que permaneçamos calados, pois a tal futura mãe já tem problemas demais pra resolver. Quer falar algo? Que seja proveitoso. Bons conselhos são bem vindos. Lições, acredite, a vida já está dando alguma que você vai demorar duas vidas pra aprender.

- Mães solteiras: cabe o mesmo exemplo citado anteriormente, com um agravante chamado preconceito. “Porque o pai solteiro é um herói, cuidou da criança sozinho, é vangloriado pela sociedade, enquanto a mãe solteira provavelmente engravidou pra segurar o namorado, que agora sumiu e deixou ela com esse pequeno fardo pra cuidar. Tolinha”. Quando se usa este pensamento durante o dia é mais difícil notar a carga de preconceito inserida nele. Quando se lê a respeito, esta carga parece ficar mais pesada. E a intenção é esta: mostrar que o preconceito tem um peso grande, que nenhuma pessoa precisa carregar.

- Mães divorciadas: já enfrentaram o desafio de criar os filhos, dar boa educação, ensinar o que é certo e o que é errado e encaminhá-los para seguir a vida deles com as próprias pernas. Até que apareça outro homem na vida dela. Nesta hora muitos filhos se voltam contra a decisão da mãe, oferecendo resistência em aceitar o novo companheiro, comparando-o ao pai biológico, tornando a vida do casal mais dificil. Com isso só assumem uma posição de prepotência e insegurança; acham que ela não tem vida própria, não tem seus planos, seus objetivos pro futuro. Querido filho, deixa sua mãe viver a vida dela e dê um jeito de evoluir na sua. Ela já cuidou demais de você, já te encaminhou, te deu toda a base que precisava. Deixe ela cuidar da vida dela um pouco. Sensato, não?

Polêmicas e opiniões a parte, eu queria dedicar um feliz Dia das Mães para todas as mães que me lêem neste momento. Acredito que tudo de bom que conseguimos manter no nosso caráter e na nossa índole vem do que é ensinado em casa, diariamente, e normalmente a mãe é a principal responsável por esta tarefa. E que os filhos de hoje em dia busquem a harmonia e o respeito com as suas mães, pois acredito que este é o grande caminho para um futuro promissor. Independente da carreira que escolher, aqueles velhos ensinamentos do tipo “cumprimente ele”, “peça desculpas”, “devolve, isto não é seu” ou “agradeça a aquele senhor” irão fazer diferença por toda a sua vida. E, obviamente, vai ser a mamãe que vai te ensinar isso tudo.

Música pra elas? Bom, vou deixar essa aqui:

Elis Regina - Como Nossos Pais


Dedicaria também "Tears in Heaven" do Eric Clapton (que é de um pai, na verdade, mas que é muito boa)(e minha mãe gosta bastante)!

Saúde e paz!