Ah, o carnal... ops, carnaval! Odiado por muitos e amado por tantos! Mesmo não sendo uma festa de origem brasileira, o Carnaval do Brasil é mundialmente conhecido por ser uma das maiores festas populares do mundo. Existem historiadores que afirmam sua origem na Grécia antiga e outros em Roma, mas existem relatos de Carnaval no Egito, nos tempos dos grandes Faraós.
Acredita-se que a origem da palavra carnaval está ligada com o nome dos carros que os romanos utilizavam para desfilar, o "carro naval" era chamado assim por sua forma parecer com uma embarcação, onde mulheres e homens desfilavam totalmente nus. Porém, existe uma outra versão, e acredito ser a mais conhecida, onde seu significado quer dizer o "adeus à carne".
O que todos sabemos é que o carnaval é uma festa que significa realizar os prazeres da carne para depois se redimir de seus pecados. É a libertação dos desejos carnais.
Foto do Blog Lide Multimídia |
Aqui no Brasil, muitos consideram que a Bahia é a capital do carnaval, onde sua maior concentração é no feriado, mas o carnaval se prolonga o ano inteiro, com o típico "Carnaval fora de Época". Além da Bahia, temos vários estados do nordeste, como por exemplo, Pernambuco com o frevo, fora desse circuito, temos os tradicionais desfiles das escolas de samba de SP e RJ e os blocos de rua das cidades históricas de MG.
Não podemos esquecer que o carnaval influenciou muito a música brasileira no século passado, principalmente com as famosas marchinhas de carnaval, tenho certeza que você já se rendeu a cantar um delas, abaixo segue 5 das mais famosas:
- Turma do Funil, composição de Mirabeau, Milton de Oliveira e Urgel de Castro
- Mamãe Eu Quero, composição de Jararaca e Vicente Paiva
- Abre Alas, composição de Chiquinha Gonzaga
- Me Dá Um Dinheiro Aí, composição de Glauco Ferreira
- Maria Sapatão, João Roberto Kelly
E para ninguém falar que não falamos dos sambas-enredos, escutem também 5 dos mais famosos da história:
- Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu - Mangueira
- Explore coração - Salgueiro
- É hoje - União da Ilha
- Liberdade, liberdade, abra as asas sobe nós - Imperatriz Leopoldinense
- A Lenda das Sereias, Rainhas do Mar - Império Serrano
Bem, é nesse clima de carnaval que entramos em nossa terceira semana no 50 Semanas de Música. Vamos tentar sair um pouco do lugar comum das marchinhas, samba-enredo e axé e falar quais outros tipos de música que achamos que combina com a época.
E aí? Gosta de Carnaval, ou não? Conta para a gente o que você escuta nessa época!
Equipe 50 Semanas de Música
Nenhum comentário:
Postar um comentário